quarta-feira, 2 de junho de 2010

Vomitar este tédio sobre a cidade.

Outro dia percebi que um pássaro próximo a minha janela quebrou o tédio sobre a cidade.
Naquela manhã acordei mais cedo do que o de costume, me vesti bem, tomei um bom café da manhã, peguei o mesmo ônibus de todos os dias e não reclamei da superlotação, vi os mendigos que dormem nas beiras de estrada, senti o cheiro fétido de esgotos a céu aberto, o congestionamento, as buzinas, as sirenes, a fumaça, mas manti a mesma expressão serena, os olhos vívidos de quem acordou se sentido bem.
Na madrugada fui acordada pelo mesmo pássaro de antes. Percebi que ele cantava cedo demais em comparação com os outros pássaros e que não era um som cadenciado, mas sim uns espécimes de gritos frenéticos. Ora, ele não passa de um pássaro da cidade, não tem mais hábitos de pássaro “normal”, agora tornou-se “civilizado” como outros animais que muito infelizmente sobrevivem em grandes cidades.
Naquele dia nem levantei da cama. Tampouco abri a janela. Passei cada minuto naquele ambiente de masmorra, ingeri sacos de comida industrializada, me entorpeci de programas inúteis na televisão, tive ânsia de vômito, palpitações no peito, chorei descontroladamente, depois ri como uma tola. Percebi que estava no ápice do alienado processo “civilizatório” das grandes cidades. Percebi que pela primeira vez em anos, estava me comportando como as outras pessoas se comportam.
Num ímpeto meio inconsciente, levantei da cama, abri a janela e pensei em gritar. Seria um grito guardado há anos na boca do estômago. Não seria um grito de dor, nem de ódio, mas um grito que afirmasse o meu pertencimento aquele local.
Com a janela aberta e vislumbrando a selva de pedras ao meu redor, acompanhada de barulhos diversos, não gritei.
Com um esboço de sorriso no rosto reafirmei, mais uma vez, que minha casa não é ali.

5 comentários:

  1. Quando as pessoas ficam alienadas acabam perdendo a noção do que é ser e sentir, pois acabam fazendo automaticamente as coisas, assim como a midia quer! Felizmente algumas pessoas ainda estão imunes a isso né? adorei teu blog! ^^

    ResponderExcluir
  2. voe junto com aquele pássaro para seu ninho de verdade. ou então faça um dentro de si e se aconchegue nele diariamente.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Te indiquei para receber um Selo...Passa lá no Totalmente Comum pra pegar...vc merece!!! comecei a le-la e nao paro mais...

    ResponderExcluir
  4. Porque o mundo é mais lindo na inexistência da existência.
    :)
    Beijos.

    ResponderExcluir